Vírus, worm, spyware, adware e cavalo de tróia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Vírus, worm, spyware, adware e cavalo de tróia

Mensagem  Admin em Qua Jan 30, 2008 2:34 pm

VÍRUS, WORM, SPYWARE, ADWARE E CAVALO DE TRÓIA
QUAL É A MAIOR AMEAÇA?

Existem muitas ameaças que podem afetar a segurança das informações que são armazenadas em meio digital e muitas pessoas ficam pensando qual é a ameaça mais perigosa e que pode causar mais transtornos e prejuízos.

Vamos analisar algumas das ameaças mais conhecidas:

VÍRUS: os vírus de computador representam uma grande ameaça para a disponibilidade das suas informações e do seu equipamento pelos seguintes motivos: eles tem potencial de destruir as informações que ficam armazenadas, causar problemas ao seu disco rígido (HD) e impedir a inicialização do seu computador.

Os vírus são mais difíceis de serem eliminados porque se propagam rapidamente infectando diversos arquivos.

Os maiores riscos que os vírus apresentam são a perda total ou parcial das informações, o mal funcionamento de diversos programas e a incapacidade de inicializar o sistema operacional.

WORMS: os worms mais novos e mais perigosos podem conter característica de vírus e até mesmo de cavalos de tróia, ou seja, podem substituir arquivos importantes para o funcionamento de alguns programas e do próprio sistema operacional e também coletar e enviar informações confidenciais para pessoas que você não conhece.

Os worms não inserem seu código em arquivos e por isso mesmo são mais fáceis de serem removidos.

Os worms normalmente se propagam através da internet, em sistemas que não possuem um firewall ativo e um sistema antivírus atualizado.

SPYWARE: existem diversos tipos de spyware que possuem diversos tipos de características e funções distintas.

Por exemplo: Um cookie (arquivo de internet temporário) pode ser usado para registrar sua atividade em sites da internet, um dialer pode usar sua conexão de internet para discar para telefones de serviços pagos, um browser hijacker (sequestrador de navegador) pode redirecionar a sua navegação para certos sites da internet e um keylogger pode gravar tudo que você digita no seu computador.

Os spyware são fáceis de serem removidos e alguns nem causam muitos transtornos para o usuário e para as empresas, mas alguns spyware podem ser mais perigosos e até mesmo roubar senhas e números de cartão de crédito. Neste caso os prejuízos financeiros podem ser muito grandes e os transtornos causados por eles também.

ADWARE: são arquivos que são usados para fins comerciais, como por exemplo para analisar o seu perfil de consumo e de utilização da internet e para redirecionar o seu navegador para alguns sites.

Não apresentam uma grande ameaça e normalmente são facilmente removíveis, mas alguns adware podem prejudicar a sua conexão com a internet e interferir na sua privacidade.

CAVALO DE TRÓIA (TROJANS): são arquivos que normalmente são escondidos dentro de outros arquivos aparentemente normais, mas que quando abertos permitem que o cavalo de tróia que estava escondido no outro arquivo seja executado e se torne ativo no sistema.

Este tipo de arquivo é bastante perigoso, porque funcionam de forma silenciosa e permite que uma pessoa tenha total controle do seu computador, quando o seu computador está conectado à internet.

Neste caso arquivos podem ser copiados, apagados, informações importantes podem ser alteradas, apagadas, roubadas, senhas e números de cartão de crédito podem ser visualizados e o seu computador pode até ser desligado. Os prejuízos morais e financeiros para qualquer pessoa ou empresa podem ser enormes.

Os cavalos de tróia são fáceis de serem removidos do computador mas os problemas causados por eles muitas vezes não podem ser totalmente resolvidos.

Um vírus pode indisponibilizar suas informações e comprometer o funcionamento do seu computador, mas um cavalo de tróia sendo utilizado por uma pessoa mal intencionada, pode fazer isso e muito mais.

A melhor maneira de se proteger destas ameaças é através da prevenção, dos bons conhecimentos e da correta utilização dos softwares e do seu computador. Aprendendo a utilizar corretamente o seu computador e os recursos existentes na internet você não terá motivos para se preocupar.

Curso de segurança na informática e na internet: www.cursosnainternet.com/segurancanainformatica.htm

Admin
Admin

Mensagens : 652
Data de inscrição : 28/01/2008

Ver perfil do usuário http://cursosnainternet.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum