A FALSA SENSAÇÃO DE SEGURANÇA NA INFORMÁTICA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A FALSA SENSAÇÃO DE SEGURANÇA NA INFORMÁTICA

Mensagem  Admin em Qua Jan 30, 2008 2:36 pm

A FALSA SENSAÇÃO DE SEGURANÇA NA INFORMÁTICA

Muitas empresas e usuários domésticos acreditam que suas informações estão protegidos com a simples instalação de um antivírus e firewall nos seus computadores. Será que isto é verdade?

Será que os riscos estão apenas do lado de fora das empresas e da casa das pessoas? A resposta é não.

Vejamos os seguintes fatores internos que afetam a segurança das empresas e de usuários domésticos em todo o mundo:

1) Utilização incorreta do antivírus, firewall, antispy, outros softwares e do sistema operacional: se o antivírus, o firewall, o antispy, outros softwares e o próprio sistema operacional não forem configurados, atualizados e utilizados corretamente, suas informações realmente não estarão seguras contra os vários tipos de ameaças existentes.

Analogia: Se você compra um alarme e deixa ele desligado ou mal instalado, seu alarme não poderá te avisar quando alguém tentar arrombar a porta da sua casa, da sua empresa ou do seu carro.

2) Desconhecimento das ameaças existentes e de como elas atuam: se você, seus funcionários e a sua empresa não conhecem quais são as ameaças existentes e os riscos que elas representam, provavelmente suas informações não estarão protegidas. Muitas pessoas e funcionários usam a internet e o e-mail de qualquer forma, abrem todo tipo de arquivo que chega, entram em qualquer página da internet e não se preocupam se depois disso tudo as informações no computador e na rede ainda estarão seguras.
Sem conscientização e orientação as pessoas normalmente não fazem isso. É necessário orientar, conscientizar e treinar estas pessoas e também criar uma política de segurança dentro das empresas.

Analogia: Do que adianta instalar grades, cerca elétrica, interfone e câmera de vídeo se você abre a porta para qualquer pessoa?
Você confia em tudo e em todos que batem na porta da sua casa ou da sua empresa?
Será que todas pessoas são confiáveis?
Será que todos os seus funcionários são confiáveis?

3) Acesso indevido ao computador: se qualquer pessoa tem acesso ao seu computador então você não pode garantir a integridade e a confidencialidade das suas informações. Um bom exemplo é levar o computador para a assistência técnica.

Você garante que o técnico não vai usar indevidamente o seu computador e as suas informações?
Será que ele não vai instalar nada no seu computador que te prejudique ou que te comprometa no futuro?
Será que ele não vai anotar ou copiar alguma informação importante?

Analogia: se você contrata uma pessoa para fazer um serviço ou para trabalhar na sua casa ou na sua empresa terá que confiar na honestidade dela.
As ameaças internas, como algumas que foram citadas neste artigo, permitem e facilitam que as ameaças externas tenham acesso aos computadores e às informações pessoais e de empresas.

É possível utilizar o computador e a internet com um alto índice de segurança para empresas e usuários comuns, mas isto não é uma tarefa tão fácil como a simples instalação e utilização de apenas um antivírus e um firewall, como a maioria das pessoas pensam.

Prejuízos morais e financeiros, processos na justiça, problemas com fornecedores, clientes e investigações pela polícia são apenas alguns dos problemas que as empresas e usuários domésticos podem enfrentar quando se descuidam da segurança das suas informações pessoais e comerciais.

Você pode ter uma falsa sensação de segurança e não saber o que realmente está acontecendo com você, com o seu computador e com a sua empresa. Suas informações são um grande patrimônio.

Curso de segurança da informação: www.cursosnainternet.com/cursoanalistasegurancadainformacao.htm

Admin
Admin

Mensagens : 663
Data de inscrição : 28/01/2008

Ver perfil do usuário http://cursosnainternet.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum