Plano Nacional da Cultura Exportadora terá 508 ações em 2014
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Plano Nacional da Cultura Exportadora terá 508 ações em 2014
O Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) delineou 508 ações para serem realizadas no ano de 2014. As ações foram selecionadas entre 911 propostas solicitadas ou demandadas pelos 24 estados participantes e pelas 15 instituições parceiras. O PNCE integra o Plano Brasil Maior (PBM) e tem por objetivo diversificar as exportações brasileiras e ampliar a participação do país no comércio internacional. É um projeto desenvolvido por meio de ofertas de atividades ligadas à cultura exportadora nos estados mobilizando e capacitando gestores públicos, empresários de pequeno e médio porte e profissionais de comércio exterior.
São exemplos destas ações a realização de cursos, consultorias e oficinas sobre comércio exterior, além de atividades para participação em feiras e eventos internacionais de exposição de produtos e rodadas de negócios. As ações do PNCE são monitoradas em tempo real pelo Sistema de Informações Gerenciais (SIG), que permite o acompanhamento e a avaliação das atividades.
O planejamento anual do PNCE foi apresentado, nesta segunda-feira, durante a 8ª Reunião dos Pontos Focais e Entidades Parceiras, no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). No evento, o secretário de Comércio Exterior do MDIC, Daniel Godinho, reforçou a necessidade de uma cultura exportadora no país. “Hoje, no mundo globalizado em que vivemos, exportar não é mais uma opção, mas é uma questão crucial para a competitividade das empresas, pois a concorrência não está mais limitada ao território nacional”, disse.
O secretário destacou que, entre as novidades para as ações do PNCE em 2014, estão o lançamento de um site específico para reunir as informações do plano, a realização de oficinas para capacitação de técnicos dos governos estaduais que lidam com o tema de comércio exterior e o levantamento de casos de sucesso no auxílio a empresários.
Fonte: MDIC
São exemplos destas ações a realização de cursos, consultorias e oficinas sobre comércio exterior, além de atividades para participação em feiras e eventos internacionais de exposição de produtos e rodadas de negócios. As ações do PNCE são monitoradas em tempo real pelo Sistema de Informações Gerenciais (SIG), que permite o acompanhamento e a avaliação das atividades.
O planejamento anual do PNCE foi apresentado, nesta segunda-feira, durante a 8ª Reunião dos Pontos Focais e Entidades Parceiras, no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). No evento, o secretário de Comércio Exterior do MDIC, Daniel Godinho, reforçou a necessidade de uma cultura exportadora no país. “Hoje, no mundo globalizado em que vivemos, exportar não é mais uma opção, mas é uma questão crucial para a competitividade das empresas, pois a concorrência não está mais limitada ao território nacional”, disse.
O secretário destacou que, entre as novidades para as ações do PNCE em 2014, estão o lançamento de um site específico para reunir as informações do plano, a realização de oficinas para capacitação de técnicos dos governos estaduais que lidam com o tema de comércio exterior e o levantamento de casos de sucesso no auxílio a empresários.
Fonte: MDIC
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