Notícias, Informações e Artigos sobre Comércio Exterior e Segurança da Informação
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Panorama global da segurança

Ir para baixo

Panorama global da segurança Empty Panorama global da segurança

Mensagem  Admin Ter Fev 12, 2008 9:15 pm

Existem atualmente muitas notícias expondo as fragilidades dos sistemas de informação ao redor do mundo e precisamos ficar atentos com as consequências que determinados atos que podem gerar para você aqui no Brasil e para pessoas localizadas em outras partes do mundo.

Vamos citar abaixo algumas situações que foram divulgadas recentemente e que demonstram como o mundo está interligado e dependente dos sistemas tecnológicos.

Suspeita-se que hackers tentaram invadir redes de distribuição de energia elétrica nos Estados Unidos e que conseguiram deixar diversas cidades sem luz. Algumas vulnerabilidades nos sistemas de controle e supervisão podem ter sido a causa da exposição das redes aos ataques (originados pela Internet).

Na Polônia um estudante de 14 anos conseguiu desenvolver um dispositivo de controle remoto e conseguiu alterar a rota dos sistemas ferroviários causando 4 descarrilhamentos e 12 feridos.

Recentemente (no dia 06 Fevereiro) tivemos a notícia do rompimento na costa do Egito de dois cabos oceânicos utilizados nas telecomunicações, fato este que gerou a falha e a interrupção nas comunicações e nas trocas de dados e prejudicando cerca de 100 milhões de usuários no Egito e na India. Mais de 1.000 empresas indianas que trabalham como Call Centers para os Estados Unidos tiveram suas atividades interrompidas. Alguns dias depois outro cabo submarino foi cortado próximo a Dubai, gerando a suspeita que o rompimento dos cabos pode ter sido causado por alguma organização terrorista ou mesmo por algum país.

Tivemos no ano passado diversos ataques às redes militares dos Estados Unidos e de alguns países da Europa, sendo que a China foi levantada como a principal suspeita de ter praticado estes ataques, conhecidos como ataques cibernéticos ou ciberguerra.

A Estônia foi vítima de um ataque maciço de negação de serviço (Denial of Service - DoS) que impediu que as redes de computadores e as conexões via Internet conseguissem ser realizadas. Na época a Estônia acusou o governo russo pela origem dos ataques, o que foi prontamente desmentido por Moscou.

Temos então um novo tipo de guerra que pode estar acontecendo. Não uma guerra tradicional, mas uma guerra travada pela Internet entre os países e que também utilizam dos sistemas de informação (mídia) para estes propósitos.

Alguns ataques que aconteceram contra os principais servidores de Internet que distribuem os dados a nível mundial afetaram a velocidade de conexão de usuários da Internet em todo o mundo, inclusive no Brasil. Os ataques não foram detidos mas simplesmente pararam depois de alguns dias.

Até produtos e empresas podem ser relacionados.

Recentemente foi levantada a suspeita que uma grande empresa estrangeira estaria usando seu mais novo lançamento (telefone celular que permite consultas às ações oferecidas na bolsa de valores americana) para monitorar as consultas feitas pelos usuários referentes à compra e venda de ações. Surgiu a suspeita que esta empresa poderia estar sabendo quais são as ações mais consultadas pelos usuários e que assim poderia obter indicação de tendências no mercado de ações e com isso poderia utilizar estas informações privilegiadas para efetuar negociações.

A Boeing teve que se explicar sobre a segurança do sistema de Internet de bordo que será oferecido aos passageiros do novo boeing 787 Dreamliner, porque existe a suspeita que uma pessoa poderia usar a Internet de bordo para acessar os sistemas de navegação da aeronave e colocar em risco a segurança da aeronave.

Certos boatos que circulam pela Internet também podem causar problemas gravíssimos para as empresas que são alvo de tais boatos.

Quem não se lembra dos boatos relacionados às latas de cerveja contaminadas, pelos problemas de segurança nas salas de cinema de alguns shopping centers e da água suja que era utilizada na fabricação dos refrigerantes de determinada empresa?

Todos estes boatos prejudicaram a imagem das empresas e a comercialização dos seus produtos. Muitas vezes as pessoas repassam estes boatos sem antes verificarem se realmente possuem algum tipo de fundamento ou não.

E por último podemos lembrar do Tsunami que afetou alguns países asiáticos e que deixou os sistemas de telecomunicações interrompidos por vários meses e milhares de pessoas sem comunicação.

Estes são apenas alguns casos que demonstram como a vida das pessoas e os negócios estão expostos e como a segurança dos meios tecnológicos e das informações são importantes no dia a dia de todos.

Curso de segurança da informação: www.cursosnainternet.com/cursoanalistasegurancadainformacao.htm

Admin
Admin

Mensagens : 882
Data de inscrição : 28/01/2008

https://cursosnainternet.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos