Notícias, Informações e Artigos sobre Comércio Exterior e Segurança da Informação
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Secretaria de Comércio Exterior disponibiliza nova funcionalidade no sistema de importação

Ir para baixo

Secretaria de Comércio Exterior disponibiliza nova funcionalidade no sistema de importação Empty Secretaria de Comércio Exterior disponibiliza nova funcionalidade no sistema de importação

Mensagem  Admin Sex Jul 21, 2017 5:32 pm

21/07/2017 Nesta semana, foi apresentada uma nova funcionalidade no módulo de licenciamento de importações Web (LI WEB) do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex). A partir de agora, estão disponíveis campos próprios para o preenchimento de informações que embasam a análise de operações sujeitas ao exame de similaridade, procedimento aplicável nos casos em que se solicita a redução ou a isenção do imposto de importação.

No procedimento de importação, o usuário deverá fornecer dados sobre a “Marca”, “Modelo”, “Número de Série” e “Ano de fabricação” do bem a ser importado. As informações devem ser inseridas num espaço específico da aba de “Mercadoria/Informações do Produto”, disponível no pedido de Licença de Importação.

Com essa novidade, a expectativa da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) é de que ocorram menos erros no preenchimento das solicitações de Licença de Importação e que haja um melhor aproveitamento das informações prestadas ao órgão. Isso implicará em maior agilidade na análise e conclusão dos processos.

Segundo levantamento realizado pela Secex, cerca de 25% dos pedidos de importação referentes a operações que exigem o exame da similaridade são negados por problemas no preenchimento das informações. Tal dificuldade deverá ser superada com a criação dos novos campos específicos.

Seguindo a tendência de modernização dos sistemas de comércio exterior, o registro de pedidos de Licença para as importações envolvendo tanto o exame de similaridade como bens usados poderá ser realizado somente na plataforma acessível pela internet. Não será mais permitida a utilização da versão antiga do sistema, conhecida como “Desktop – VB”.

(Fonte: MDIC)

Admin
Admin

Mensagens : 882
Data de inscrição : 28/01/2008

https://cursosnainternet.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos