Notícias, Informações e Artigos sobre Comércio Exterior e Segurança da Informação
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Importação cresce, apesar de medidas do governo para incentivar indústria brasileira

Ir para baixo

Importação cresce, apesar de medidas do governo para incentivar indústria brasileira Empty Importação cresce, apesar de medidas do governo para incentivar indústria brasileira

Mensagem  Admin Qua Jul 24, 2013 4:24 pm

Até agora, a desoneração da folha de pagamentos e a alíquota adicional no Imposto de Importação não tiveram o efeito esperado sobre o comércio exterior brasileiro. Mesmo com os estímulos fiscais, que visam o aumento da competitividade da indústria instalada no país, a importação de mercadorias, sobretudo de consumo, mantém peso na balança comercial do país.

Diante do insistente aumento de compras de produtos estrangeiros pelo Brasil, o Ministério da Fazenda estuda os efeitos da desoneração da folha de pagamentos na importação brasileira.
O trabalho inclui a alíquota adicional de imposto na importação, também criada para dar competitividade à produção interna frente a produtos de outros países.

A desoneração da folha salarial - medida que reduz o custo da mão de obra - e a alíquota adicional de imposto na importação, segundo especialistas, deverão ser revistas.

Técnicos do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) estão envolvidos nos trabalhos verificaram que o desembarque de itens beneficiados nos ramos de couro e calçados, confecções, têxtil, móveis, plástico, materiais elétricos, bens de capital e transporte (autopeças, ônibus e naval) subiu, em média, 6% nos últimos 11 meses - quando a desoneração da folha já estava em vigor - em relação a igual período anterior.

O governo mexeu até na variação do Cofins e reduziu o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), mas a entrada de bens estrangeiros, que competem com os setores beneficiados, avançou mais do que a média nacional com alta 0,2% na comparação com o mesmo período anterior.

O objetivo do governo, que é aumentar a competitividade das empresas brasileiras diante produtos estrangeiros, permanece sendo perseguido, segundo técnicos da Fazenda e do MDIC, "questão é aperfeiçoar a aplicação das medidas, eliminando excessos e acrescentando o que o mercado demandar", afirmam eles.

Fontes: Comunidade de Comércio Exterior, Ministério da Fazenda e MDIC.

Admin
Admin

Mensagens : 882
Data de inscrição : 28/01/2008

https://cursosnainternet.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos