Notícias, Informações e Artigos sobre Comércio Exterior e Segurança da Informação
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Governo eleva tarifa de importação dos porcelanatos

Ir para baixo

Governo eleva tarifa de importação dos porcelanatos Empty Governo eleva tarifa de importação dos porcelanatos

Mensagem  Admin Qui Jul 10, 2014 1:43 pm

As importações de porcelanatos da China passaram a sofrer anteontem uma taxação adicional de US$ 3,01 a US$ 5,73 por metro quadrado, para anular efeitos de concorrência desleal por meio de dumping - que é a venda no comércio exterior de produtos com preço artificialmente baixos. Na semana passada, o governo fez o mesmo com vidros.

"A proteção tarifária é importante, porque estamos tendo um aumento forte na importação", disse o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), Walter Cover. "Queremos competir de maneira isonômica." No caso dos porcelanatos, o setor contava com uma proteção tarifária que atingia produtos vindos de todos os países, com uma alíquota do Imposto de Importação de 35%. As empresas, porém, decidiram trocar essa tarifa elevada pelo antidumping dirigido apenas ao produto chinês, que hoje já responde por 60% do mercado no segmento chamado técnico, ou polido.

A Abramat, porém, discute com o governo uma forma mais ampla de conter a concorrência com importados, cujos ingressos crescem a um ritmo de 10% a 12% ao ano. O setor pede a criação de um programa de conformidade técnica. Ele limitaria a entrada de produtos de baixa qualidade.

Essa sugestão, que deverá ser discutida em breve com os ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, foi apresentada à presidente Dilma Rousseff. Ela concordou que as importações sejam fiscalizadas com a ajuda de especialistas do setor.

"Tem muitos importados bons, e com esses precisamos concorrer", disse Cover. Porém, explicou, os fabricantes nacionais perdem mercado para produtos que chegam de fora sem atender aos requisitos exigidos no País. Ele citou como exemplo a importação de um gesso que, testado, acelerou a propagação de fogo - sendo que a função do produto é justamente a contrária. "São problemas que o consumidor não tem a menor chance de saber que existem", argumentou. Colaborou, Luci Ribeiro.

As informações são do jornal

O Estado de S. Paulo.

Admin
Admin

Mensagens : 882
Data de inscrição : 28/01/2008

https://cursosnainternet.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos