Notícias, Informações e Artigos sobre Comércio Exterior e Segurança da Informação
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Roberto Azevêdo anuncia renúncia à Direção-Geral da OMC um ano antes do término de seu mandato

Ir para baixo

Roberto Azevêdo anuncia renúncia à Direção-Geral da OMC um ano antes do término de seu mandato Empty Roberto Azevêdo anuncia renúncia à Direção-Geral da OMC um ano antes do término de seu mandato

Mensagem  Admin Qui maio 14, 2020 3:57 pm

Em uma reunião virtual de todos os membros da Organização Mundial do Comércio (OMC), realizada hoje (14), o diretor-geral Roberto Azevêdo, anunciou que renunciaria em 31 de agosto, reduzindo seu segundo mandato em exatamente um ano. Ele disse que antecipar sua partida permitiria que os membros escolham seu sucessor nos próximos meses, sem desviar a energia política e a atenção dos preparativos para a Décima Segunda Conferência Ministerial, que será realizada em 2021.

“Devemos dar ao meu sucessor tempo suficiente planejar, junto com você, o caminho não apenas para o MC12, mas também como essa Conferência se encaixa nos seus planos para o futuro da Organização ”, disse ele aos membros. “Quanto mais cedo a nova DG tomar posse, melhor.”

Abaixo, a íntegra do discurso do embaixador Roberto Azevêdo:

Boa tarde a todos.

Obrigado por participar desta reunião em pouco tempo, antes do Conselho Geral virtual especial de amanhã.

Esta sessão é sobre um arranjo administrativo muito específico. Eu tenho um anúncio a ser feito. Em agosto, completarei 7 anos como Diretor-Geral da OMC. E decidi que deixarei minha posição atual em 31 de agosto de 2020, cortando meu segundo mandato em exatamente um ano.

Muitos de vocês já viram as notícias sobre minha decisão. Não era minha intenção ouvi-lo da imprensa antes de ouvir de mim – mas, infelizmente, funcionou dessa maneira.

Esta é uma decisão que não tomo de ânimo leve. Entre o bloqueio e minha recente cirurgia no joelho, tive mais tempo do que o habitual para refletir. E cheguei a essa decisão somente após longas discussões com minha família – minha esposa aqui em Genebra, minhas filhas e minha mãe em Brasília. É uma decisão pessoal – uma decisão familiar – e estou convencido de que esta decisão serve os melhores interesses desta Organização.

Eu também quero ser claro sobre o que não é: não está relacionado à saúde (graças a Deus). Também não estou buscando oportunidades políticas. Espero que o futuro contenha novos desafios, mas, no momento, não sei quais serão.

Independentemente de quão cumpridos esses últimos sete anos tenham sido para mim, agora devo terminar este ciclo. Quando os membros começarem a moldar a agenda da OMC para as novas realidades pós-Covid, deverão fazê-lo com um novo Diretor-Geral.

Não é fácil para mim dizer isso. O sistema de comércio multilateral está no centro da minha carreira desde que fui postado aqui em 1997. Desde então, trabalho no sistema, com o sistema e para o sistema. Uma grande parte da minha vida, 23 anos, foi dedicada ao sistema e fiquei grato por esta oportunidade. Meu mandato como Diretor-Geral da OMC foi o período mais exigente, emocionante e gratificante da minha vida profissional. Eu aprendi muito. E acredito que pude contribuir para manter a OMC como um pilar fundamental da governança econômica global em tempos difíceis para a cooperação multilateral.

Juntos, aprendemos a ser criativos, inovadores e pragmáticos. Entregamos o Acordo de

Facilitação do Comércio, a expansão do Acordo de Tecnologia da Informação e as decisões sobre segurança alimentar. Eliminamos os subsídios à exportação agrícola e permitimos mais exportações de bens e serviços dos países menos desenvolvidos. Grupos de membros com idéias semelhantes encontraram maneiras de promover discussões sobre questões críticas, protegendo o direito de outros membros de optar por participar ou não.

E por trás de todo esse trabalho, quero prestar uma homenagem especial ao pessoal do Secretariado da OMC. Trabalhar com um grupo de pessoas tão profissional e dedicado tem sido um dos destaques reais do meu tempo aqui.

Ainda que tenhamos conseguido muita coisa, ainda há muito a ser feito. Estabelecemos metas ambiciosas e transformadoras para o MC12 e para a reforma da OMC. E agora devemos garantir que o comércio contribua para a recuperação econômica global da pandemia do COVID-19. Mas não serei o líder com quem você traçará e trilhará o caminho estratégico adiante.

Os desafios enfrentados pelo trabalho desta Organização sempre serão formidáveis ​​- proporcionais à sua relevância e papel como âncora da previsibilidade e certeza em uma economia global em rápida mudança.

Além do trabalho e das negociações em andamento, também devemos considerar o que precisamos para avançar nas discussões mais amplas sobre a reforma da OMC. Esse processo contínuo de mudança pragmática é algo que discutimos frequentemente ao longo dos anos.

Sabemos que a OMC não pode ficar paralisada enquanto o mundo a sua volta muda profundamente. Garantir que a OMC continue a responder às necessidades e prioridades dos membros é um imperativo, não uma opção. O “novo normal” que emerge da pandemia do COVID-19 terá que se refletir em nosso trabalho aqui.

Uma reforma verdadeira e significativa é uma tarefa de longo prazo. Tivemos algum sucesso em começar a fazer as coisas de maneira diferente, mas levará tempo e comprometimento dos membros para seguir adiante. Embora eu esteja convencido de que seguimos na direção certa, o caminho a seguir exigirá escolhas consequentes e profunda reflexão.

O MC12 será um marco crítico para este exercício. A meu ver, o MC12 deve ser um trampolim para o futuro da OMC. Deveria unir nossos vários esforços em andamento em uma abordagem coerente e estabelecer as bases para a reforma subsequente. Isso significa que o MC12 exigirá preparação e execução cuidadosas de vocês, membros.

Minha partida em agosto lhe dará o tempo necessário para trabalhar com meu sucessor – quem quer que ele seja – para definir a direção estratégica do MC12 e dos meses e anos seguintes.

No estado atual, nossa próxima Conferência Ministerial ocorrerá em meados de 2021 ou no final daquele ano. Temos uma oferta do Cazaquistão para sediar uma reunião de junho e existe uma possibilidade real de que esse cenário prevaleça.

Em nosso calendário normal, o processo de seleção para a próxima DG da OMC começaria em dezembro, com a indicação de candidatos. O processo de seleção dominaria o primeiro trimestre de 2021 – e talvez mais. Não preciso lembrá-lo da intensidade desse processo.

Esse momento prejudicaria claramente o trabalho preparatório para o MC12, independentemente de ser realizado no verão do norte ou no final do ano.

Em ambos os casos, o processo de seleção seria uma distração – ou pior, uma interrupção para – os resultados desejados. Em vez de concentrar todos os esforços na busca de compromisso – em encontrar flexibilidade e fazer concessões – estaríamos gastando um tempo valioso em um processo politicamente carregado que se mostrou divisor no passado.

Para uma reunião ministerial no meio do ano, o processo de seleção se sobreporia à fase mais intensiva dos preparativos pré-ministeriais, tornando-o altamente propenso a comprometer o planejamento e a execução do MC12.

Mesmo que o MC12 seja realizado no final de 2021, permanecer no final do meu mandato deixaria meu sucessor meras semanas para se preparar. Enfrentei essa situação quando assumi o cargo e posso lhe dizer, em primeira mão, que isso está longe de ser o ideal. Pode funcionar se estivermos tendo um ministério fortemente focado em um pequeno número de questões, como facilitação do comércio e participação pública em 2013. Mas, dadas as implicações de longo alcance das escolhas que você fará no MC12 e a ampla variedade de questões que provavelmente estão diante de você, acredito que você e seus stakeholders merecem mais ambição.

Devemos dissociar esses dois processos: o processo de sucessão da DG e a preparação do MC12. Fazer as duas coisas comprometeria inevitavelmente o MC12 e o ímpeto da reforma. Eu me preocupo muito com esta organização para permitir que isso aconteça.

Essas considerações sobre o tempo estavam em minha mente enquanto eu considerava minha decisão de renunciar. E concluo que quanto mais cedo eu permitir que você prossiga com o processo de seleção, melhor será.

Como vimos, acho que devemos dar ao meu sucessor tempo suficiente para planejar, juntamente com você, o caminho não apenas para o MC12, mas também como essa Conferência se encaixa nos seus planos para o futuro da Organização. Esta não é uma tarefa menor por nenhum padrão. Isso requer deliberação cuidadosa – e tempo suficiente para avançar nessas discussões. Quanto mais cedo a nova DG tomar posse, melhor.

Segundo, a pandemia desacelerou significativamente muitas de nossas atividades. As reuniões físicas permanecem suspensas. Muitos de vocês também desaconselharam a tentativa de avançar as negociações por enquanto. Mesmo que as condições em Genebra melhorem, é bem provável que muitas capitais e governos fiquem sob pressão nos próximos meses.

Isso nos oferece uma janela para iniciar o processo de seleção com menos impacto do que o habitual em nosso trabalho. Os membros devem aproveitar esse momento para começar a deliberar sobre como efetuar a mudança de liderança na OMC.

Mais uma vez, minha decisão foi tomada após longa e dura reflexão e muita discussão com minha família.

Pelas razões expostas, acredito que seria melhor se os membros seguissem prontamente o processo de seleção do próximo Diretor-Geral.

Os procedimentos para o processo de seleção da DG adotado pelos membros em 2002 estabelecem que, em caso de vaga, “o Presidente do Conselho Geral iniciará, o mais breve possível, um processo para a nomeação de um novo Diretor Geral”. Estou e continuarei em contato próximo com o Presidente do Conselho Geral e com todos vocês para facilitar esse processo da maneira que julgar necessária.

Peço que você não trate o processo de seleção da próxima DG como negócios, como sempre. Esta Organização deve começar 2021 com foco nos desafios reais: garantir que o sistema de comércio multilateral responda às novas realidades econômicas, sobretudo a recuperação pós-COVID. Não pode ser distraído por uma busca prolongada por uma nova DG.

Estarei com você, trabalhando para melhorar e fortalecer esta Organização até meu último dia no cargo – e além, onde quer que eu esteja, como meus antecessores, sempre defenderei esse sistema, a OMC.

A OMC pode não ser perfeita, mas é indispensável da mesma forma. É o que nos impede de um mundo em que a lei da selva prevalece, pelo menos no que diz respeito ao comércio.

Tenho orgulho do nosso trabalho e foi um verdadeiro privilégio trabalhar com todos e cada um de vocês: tanto os que estão aqui hoje quanto os seus predecessores.

Não é minha intenção ter uma discussão adequada hoje. Eu só queria compartilhar essas informações com você. E deixe-me esclarecer que o Conselho Geral de amanhã também não tem nada a ver com isso. Teremos uma discussão muito importante sobre as questões relacionadas ao COVID identificadas pelo Presidente e você deve usar cada segundo dos cinco minutos previstos para esse fim.

Como já disse, ainda estarei com você pelos próximos meses. É hora de arregaçar as mangas e partir para encontrar um líder digno de você, de nossos acionistas e do sistema de comércio multilateral.

Agora vou abrir a palavra caso alguém queira dizer alguma coisa. Como já disse, não espero uma discussão adequada hoje – teremos tempo de sobra para isso. O Presidente do Conselho Geral entrará em contato com você em breve para consultar o caminho a seguir. Portanto, se você pedir a palavra, seja breve.

Obrigado.

Fonte.: Comex do Brasil
Consultoria e cursos de comércio exterior
GS Educacional
Tel. 31 3225.9504
Whatsapp. 31 9 8411.8218

Admin
Admin

Mensagens : 882
Data de inscrição : 28/01/2008

https://cursosnainternet.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos