Notícias, Informações e Artigos sobre Comércio Exterior e Segurança da Informação
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Portal Único Siscomex ganha soluções de controle de cargas com sistemas desenvolvidos pelo Serpro

Ir para baixo

Portal Único Siscomex ganha soluções de controle de cargas com sistemas desenvolvidos pelo Serpro Empty Portal Único Siscomex ganha soluções de controle de cargas com sistemas desenvolvidos pelo Serpro

Mensagem  Admin Sex maio 22, 2020 3:09 pm

Para um melhor desempenho e aprimoramento da gestão aduaneira no país, o Serpro desenvolveu duas novas soluções para a Secretaria da Receita Federal, que passam a integrar o Portal Único Siscomex (Pucomex). O Sistema de Controle de Carga e Trânsito (CCT Importação) e o Sistema Recintos de movimentação de cargas irão agilizar e desburocratizar o fluxo de cargas aéreas, otimizando o processo de importação de produtos pelo Brasil.

As informações aduaneiras do país estão centralizadas no Pucomex em consonância com o Acordo de Facilitação de Comércio da Organização Mundial do Comércio. “Um dos pilares do domínio aduaneiro é o controle de carga e abrange um dos aspectos mais sensíveis do comércio exterior, que trata da operacionalidade do transporte, da logística e da sua relação com o poder público.

Saber o que sai e chega do país é de vital importância para uma boa gestão de risco aduaneiro”, ressalta o chefe de divisão Israel Rodrigues Gonçalves, da Superintendência de Relacionamento com Clientes Econômico Fazendário do Serpro (Sunef).

Para o gerente de Departamento de Comércio Exterior do Serpro, Paulo Ramos, este trabalho demonstra a capacidade da empresa em apresentar soluções com agilidade e segurança para a melhoria do ambiente de negócios brasileiros.

Controle de cargas

O sistema CCT Importação – Modal Aéreo busca a interação entre os transportadores, agentes de carga, recintos aduaneiros, operadores de remessa ao Pucomex, viabilizando uma comunicação rápida, eficaz, segura e transparente para reduzir, em até 80%, o tempo de liberação da carga aérea na importação, desde sua chegada no Brasil até a sua entrega final ao importador.

Para Israel Gonçalves, o sistema suporta todo o processo de controle de carga e trânsito, tanto para assuntos de importação, exportação ou cargas de passagem, possibilitando que se exerça o controle aduaneiro e administrativo durante todo o fluxo de movimentação da carga, com intervenções mínimas, resultando em menores custos, prazos e na otimização da força de trabalho.

Além disso, tornará possível o controle do transporte de cargas nacionais e estrangeiras em um mesmo veículo e o gerenciamento de riscos das cargas que estiverem sendo importadas para o Brasil.

De acordo com a analista Lúcia Freitas da Silva da Sunef, a expectativa é que o Brasil possa se tornar o HUB da América do Sul, devido às facilidades que o CCT – Importação trará, como, por exemplo, o fim da Declaração de Trânsito Internacional.

“HUB são aeroportos específicos utilizados por companhias aéreas como ponto centro de operações para que as cargas sejam distribuídas e cheguem até seu destino final. Além disso, espera-se, ainda, gerar novos postos de trabalho, diante do crescimento dos voos cargueiros que devem chegar ao Brasil”, ressalta Lúcia Freitas.

O analista Nelson Augusto de Castro, da Superintendência de Digitalização da Receita Federal do Serpro, explica que, na primeira fase, foram disponibilizadas, para testes das empresas aéreas, as funcionalidades relativas à manifestação da viagem e do conhecimento de carga, informação da chegada da viagem, recepção de carga e consulta às informações de viagem e de cargas para a Receita Federal.

Atualmente, estão sendo realizadas as integrações com o Portal Siscomex com a vinculação a documentos de importação, controle de todas as etapas da movimentação da carga até a entrega final ao importador, evolução das consultas parametrizadas do manifesto de viagem, carga e fluxo da situação da carga.

Movimentação de cargas

O Sistema Recintos tem como objetivo servir de interface entre os recintos aduaneiros e o Pucomex, como portos, aeroportos e porto seco. Por meio do sistema, os recintos devem informar a ocorrência de eventos relacionados à movimentação de cargas, pessoas e veículos em suas dependências.

A chefe de divisão Jane Yoshie Kambara, da Superintendência de Digitalização da Receita Federal do Serpro, explica que “os registros de entrada e de saída de pessoas, veículos, cargas e mercadorias em recinto alfandegado ou autorizado a operar com mercadoria sob controle aduaneiro, ou em estabelecimento habilitado a regime aduaneiro especial, deverão ser executados simultaneamente à realização dos correspondentes movimentos e encaminhados para o Sistema Recintos”.

Jane Kambara destaca que, com essa centralização de informações aduaneiras no Portal Único Siscomex, o Recintos dará maior robustez no gerenciamento de riscos e no controle aduaneiro.

“A solução contribui para maior celeridade na liberação das cargas, o que refletirá em menores custos e mais segurança, uma vez que tais informações serão utilizadas nos mecanismos de análise de risco, com o objetivo de aumentar a presença fiscal, coibindo crimes de contrabando, descaminho e tráfico de drogas”, enfatiza.

A próxima evolução do Sistema Recintos será a disponibilização de mais 11 eventos, totalizando os 22 que serão encaminhados à Receita e controlados pelos recintos alfandegados. Segundo o analista Rodrigo Carvalhaes, da Superintendência de Relacionamento com Clientes Econômico Fazendário do Serpro, outra evolução prevista para a solução é a implementação de controle no estilo conta-corrente a fim de monitorar o pátio de contêineres dos recintos aduaneiros.

“Utilizaremos alguns eventos para registrar a entrada de um contêiner no pátio. Ao mesmo tempo, outro conjunto de eventos serão monitorados para serem utilizados como insumo para registrar a saída desses contêineres do pátio. Com isso, a RFB terá disponível, a qualquer momento uma fotografia do pátio de contêineres de qualquer recinto do Brasil”, conclui.

(*) Com informações do Serpro (Comex do Brasil)
Consultoria e cursos de comércio exterior
GS Educacional
Tel. 31 3225.9504
Whatsapp. 31 9 8411.8218

Admin
Admin

Mensagens : 882
Data de inscrição : 28/01/2008

https://cursosnainternet.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos