Notícias, Informações e Artigos sobre Comércio Exterior e Segurança da Informação
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Filosofando sobre segurança

Ir para baixo

Filosofando sobre segurança Empty Filosofando sobre segurança

Mensagem  Admin Qua Jan 30, 2008 2:35 pm

Muito se tem comentado atualmente a respeito dos sistemas, procedimentos, políticas e técnicas envolvendo a segurança e como tudo isto pode contribuir efetivamente para a obtenção de um índice maior de segurança para as empresas, para os governos e para o dia a dia das pessoas.

Realmente um bom sistema de segurança ajuda a evitar diversos tipos de problemas, mas será que isto realmente significa ficar livre dos problemas?

Até onde é possível proteger um perímetro, uma empresa, as informações, uma instalação, o seu computador, a sua família e outras coisas a mais?

Como todos vocês devem saber, não existe um sistema 100% seguro, à prova de invasões, roubos, violências, incêndios ou falhas. O que existe de fato são medidas de segurança (controle) que se adotadas e seguidas corretamente, podem oferecer um bom nível de segurança para determinadas situações. Nada além disso.

Vamos basear em alguns exemplos.

Estive assistindo recentemente um documentário na televisão sobre o sistema prisional dos Estados Unidos, no caso específico, de uma penitenciária considerada de segurança máxima naquele país. Mesmo dentro daquela penitenciária, que realmente possui um ótimo planejamento de segurança, ainda assim os presos que são altamente controlados, conseguem fabricar e receber armas dentro da prisão, se organizam em gangues, brigam entre si e até mesmo ferem uns aos outros.

Alcatraz, a famosa prisão localizada em São Francisco, na Califórnia, também não é uma excessão, e mesmo lá onde a fuga era considerada impossível, alguns presos conseguiram fugir.

Um documentário na TV explica como Osama Bin Laden conseguiu infiltrar durante 20 anos, um agente da Al-Qaeda nas forças armadas e no serviço secreto dos Estados Unidos. Grande ironia não é?

A Microsoft desafiou os hackers a invadirem o Windows Vista em um convenção hacker nos Estados Unidos e teve que reconhecer que por mais seguro que o Windows Vista parecia ou até mesmo seja, ainda assim foi possível invadi-lo.

Com alguns poucos exemplos, podem concluir que a noção de segurança muitas vezes nada mais é que um conceito que nós mesmos temos e uma referência que nós mesmos fazemos. Não podemos afirmar que um sistema seja seguro o bastante baseados apenas nos nossos próprios conhecimentos.

Curso de segurança da informação: www.cursosnainternet.com/cursoanalistasegurancadainformacao.htm

Admin
Admin

Mensagens : 882
Data de inscrição : 28/01/2008

https://cursosnainternet.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos