Indústria automobilística reflexão
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Indústria automobilística reflexão
No embalo das cotas que permitem a importação de veículos sem os 30 pontos percentuais extras do IPI, carros de luxo melhoraram seu desempenho no Brasil, enquanto os segmentos populares, explorados mais por marcas asiáticas, entraram em declínio.
No primeiro trimestre, cresceram as importações de seis montadoras europeias - Audi, BMW, Mercedes-Benz, Land Rover, Porsche e Volvo - e da americana Dodge.
Os carros asiáticos seguem em baixa.
As montadoras da China, que chegaram com planos ambiciosos e em pouco tempo conquistaram 9% das importações, encolheram.
A Chery vende hoje apenas um quinto do que vendia há um ano. As vendas da JAC Motors caíram 14,8% no período.
O crescimento da fatia de consumidores classificados como AAA nos últimos anos, aliado ao fascínio do brasileiro por veículos, faz com que concessionárias pisem fundo para disponibilizar modelos únicos.
Levantamento feito pela Secretaria Estadual de Fazenda a pedido do Estado de Minas, com base na tabela do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotores (IPVA), mostra que a frota de automóveis com valor até R$ 150 mil cresceu 29,15% no período entre 2009 e este ano, enquanto o aumento da categoria superluxo (acima de R$ 300 mil) foi de 185,1%, ou seja, numa velocidade mais de seis vezes maior.
Na lista dos mais cobiçados está o requintado Porsche 911 GT2 RS. O modelo, criado há três anos e apresentando como o mais veloz da série, tem 620 cavalos de potência. O carro alcança 100km/h em insignificantes 3,5 segundos, podendo atingir até 330km/h – superando até carros de Fórmula 1. O preço de tamanho exagero: R$ 1,5 milhão.
De acordo com o levantamento, o crescimento da frota de carros com valor entre R$ 150 mil e R$ 300 mil aumentou num ritmo superior ao da parcela que vale até R$ 150 mil.
De 2009 até 2012, a variação foi de 68,4% ante 29,15% dos que custam menos de R$ 150 mil. Um dos fatores que também elucidam essa variação é o número absoluto de automóveis em cada categoria. Para cada carro de até R$ 300 mil existem em Minas 5.425 modelos de até R$ 150 mil.
Um carro de luxo importado pode custar até três vezes mais no Brasil do que nos Estados Unidos.
Um modelo que no Brasil sai por R$ 347 mil nos Estados Unidos custa apenas US$ 60 mil, segundo levantamento feito pela empresa de importação
Eureka Imports a pedido do Estado de Minas.
A comparação de preços da BMW X6 aponta que com o que é arrecadado com a elevada carga tributária daria para comprar até seis carros populares.
Mas, ainda assim, o mercado segue aquecido.
Fonte: Comunidade de Comércio Exterior
No primeiro trimestre, cresceram as importações de seis montadoras europeias - Audi, BMW, Mercedes-Benz, Land Rover, Porsche e Volvo - e da americana Dodge.
Os carros asiáticos seguem em baixa.
As montadoras da China, que chegaram com planos ambiciosos e em pouco tempo conquistaram 9% das importações, encolheram.
A Chery vende hoje apenas um quinto do que vendia há um ano. As vendas da JAC Motors caíram 14,8% no período.
O crescimento da fatia de consumidores classificados como AAA nos últimos anos, aliado ao fascínio do brasileiro por veículos, faz com que concessionárias pisem fundo para disponibilizar modelos únicos.
Levantamento feito pela Secretaria Estadual de Fazenda a pedido do Estado de Minas, com base na tabela do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotores (IPVA), mostra que a frota de automóveis com valor até R$ 150 mil cresceu 29,15% no período entre 2009 e este ano, enquanto o aumento da categoria superluxo (acima de R$ 300 mil) foi de 185,1%, ou seja, numa velocidade mais de seis vezes maior.
Na lista dos mais cobiçados está o requintado Porsche 911 GT2 RS. O modelo, criado há três anos e apresentando como o mais veloz da série, tem 620 cavalos de potência. O carro alcança 100km/h em insignificantes 3,5 segundos, podendo atingir até 330km/h – superando até carros de Fórmula 1. O preço de tamanho exagero: R$ 1,5 milhão.
De acordo com o levantamento, o crescimento da frota de carros com valor entre R$ 150 mil e R$ 300 mil aumentou num ritmo superior ao da parcela que vale até R$ 150 mil.
De 2009 até 2012, a variação foi de 68,4% ante 29,15% dos que custam menos de R$ 150 mil. Um dos fatores que também elucidam essa variação é o número absoluto de automóveis em cada categoria. Para cada carro de até R$ 300 mil existem em Minas 5.425 modelos de até R$ 150 mil.
Um carro de luxo importado pode custar até três vezes mais no Brasil do que nos Estados Unidos.
Um modelo que no Brasil sai por R$ 347 mil nos Estados Unidos custa apenas US$ 60 mil, segundo levantamento feito pela empresa de importação
Eureka Imports a pedido do Estado de Minas.
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Mas, ainda assim, o mercado segue aquecido.
Fonte: Comunidade de Comércio Exterior
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