Notícias, Informações e Artigos sobre Comércio Exterior e Segurança da Informação
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Governo Federal lança Sistema Moda Brasil no Plano Brasil Maior

Ir para baixo

Governo Federal lança Sistema Moda Brasil no Plano Brasil Maior Empty Governo Federal lança Sistema Moda Brasil no Plano Brasil Maior

Mensagem  Admin Qui Nov 08, 2012 2:51 pm

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Ministério da Cultura e a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), representando o setor privado, lançam quinta-feira (8/11) o Sistema Moda Brasil (SMB) no Plano Brasil Maior. A solenidade começa às 16h, no estande da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT), no Fashion Rio.

Participam do evento o secretário-executivo do MDIC, Alessandro Teixeira, o diretor do Departamento das Indústrias Intensivas em Mão de Obra e Recursos Naturais do MDIC, Marcos Otávio Prates, a diretora de Gestão e Planejamento da Apex-Brasil, Regina Silverio, a coordenadora-geral de Ações Empreendedoras e Inovadoras do Ministério da Cultura, Suzete Nunes, o Diretor Superintendente do Sebrae/RJ, Cezar Vasquez, e o diretor-executivo da Abicalçados, Heitor Klein.

O SMB é parte do Plano Brasil Maior, lançado em 2011 pela presidenta Dilma Rousseff, e tem a missão de promover a articulação público-privada para o desenvolvimento das cadeias produtivas relacionadas à moda brasileira: couro, calçados e artefatos; têxtil e confecções; e gemas e joias.

Objetivos do SMB

O plano de ações do Sistema Moda Brasil para fortalecer os segmentos de moda se divide em oito temas: marca, design, promoção comercial, inovação, sustentabilidade, capacitação, Arranjos Produtivos Locais (APLs) e arcabouço normativo legal. A partir desses temas foram definidos objetivos como:

• Ampliar o acesso da população aos produtos, reforçando o market-share da indústria nacional.
• Aumentar as exportações e ampliar a base exportadora.
• Fortalecer micro e pequenas empresas (MPEs) e Arranjos Produtivos Locais (APLs) e ampliar a integração entre cadeias produtivas.
• Ampliar o investimento em inovação e em design.
• Fortalecer a Marca Brasil.
• Ampliar o investimento em P,D&I, a produtividade e a qualidade dos produtos e processos.
• Desenvolver, atrair e reter talentos.
• Aprimorar o arcabouço normativo, legal e regulatório.
• Modernizar tecnologicamente o parque fabril.

Os integrantes permanentes do SMB são: MDIC, Apex-Brasil, Ministério da Cultura, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Associação Brasileira de Estilistas (Abest), Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (Abiacav), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos (Assintecal), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM).

Brasil Maior

As ações do Sistema Moda Brasil complementam o trabalho do Conselho de Competitividade de Calçados, Têxtil e Confecções, Gemas e Joias, um dos 19 criados no âmbito do Brasil Maior. Formado por representantes do governo, empresas e sindicatos de trabalhadores, o grupo realiza reuniões periódicas para discutir medidas para o aumento da competitividade desses segmentos.

Outras medidas em vigor de incentivo para esses setores, criadas no âmbito do Brasil Maior, são:

• Desoneração da folha de pagamento para têxtil, confecções; couro e calçados – eliminação da contribuição ao INSS e pagamento de alíquota de 1% sobre o faturamento bruto, excluída receita bruta de exportações.
• Definição de margem de preferência de 20% para compras governamentais de confecções, calçados e artefatos produzidos no Brasil - critério já utilizado em licitações do Ministério da Defesa - jaqueta, boné, calça de educação física, camiseta, agasalho, calça, manta, mochila e saco de dormir. O Ministério da Saúde, por sua vez, adquiriu camisetas e bonés. A política prioriza a ação do Estado, por meio das compras governamentais como indutor do desenvolvimento da indústria, incentivando o investimento em inovação e o avanço tecnológico.
• Desoneração tributária, com postergação do prazo de recolhimento do PIS-Cofins para o setor têxtil – postergado para o final deste ano.
• Promoção das exportações – lançamento do Plano Nacional da Cultura Exportadora, com mapas e planos regionais de ações de comércio exterior. Até agora, 14 Mapas e oito Planos de Ação de Comércio Exterior consolidados e Agenda/2012 em implementação em 23 estados (AC, AL, AP, AM, BA, CE, ES, GO, MA, MT, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RS, RO, RR, SC, SE e TO).
• Defesa comercial com o combate à circunvenção: concluídas duas investigações, sendo que está em vigor a sobretaxa para cobertores de fibras sintéticas chineses, importados do Uruguai e Paraguai (Resolução Camex nº 12/12).
• Combate à falsa declaração de origem: concluídas 14 investigações, sendo uma delas a de calçados.
• Aumento da exigência de certificação compulsória e fortalecimento do controle aduaneiro: o setor têxtil foi um dos priorizados.
• Ações antifraude da Receita Federal - em andamento operações para combate a fraudes/ irregularidades e reforço das fronteiras terrestres.

Fonte: MDIC

Cursos de comércio exterior: www.cursosnainternet.com

Admin
Admin

Mensagens : 882
Data de inscrição : 28/01/2008

https://cursosnainternet.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos