Notícias, Informações e Artigos sobre Comércio Exterior e Segurança da Informação
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

MDIC impede importação de cadeados da Malásia

Ir para baixo

MDIC impede importação de cadeados da Malásia Empty MDIC impede importação de cadeados da Malásia

Mensagem  Admin Sex Ago 01, 2014 9:34 am

(30 de julho) – Foi publicada hoje, no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria n° 24/2014 da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), que encerrou a investigação que apurou falsa declaração de origem nas importações de cadeados da empresa Gere Industries (M) SDN BHD.

O produto investigado é classificado no subitem 8301.10.00 da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e a origem declarada no pedido de licenciamento de importação é a Malásia. A investigação concluiu que o produto não é originário do país mencionado, conforme as regras dispostas na Lei nº 12.546/2011, já que não foram fornecidos elementos essenciais de prova pelas empresas declaradas como produtora e exportadora.

Como resultado da investigação, foi indeferida a licença de importação para a entrada no Brasil do produto. Eventuais novas solicitações de licenças de importação, referentes ao mesmo produto da empresa investigada, serão automaticamente indeferidas até que a mesma possa comprovar o cumprimento das regras de origem não preferenciais da legislação brasileira.

Desde 2013, o Departamento de Negociações Internacionais (Deint) do MDIC realiza análise de risco dos pedidos de licenciamento de importação de cadeados, com a finalidade de investigar as tentativas de falsa declaração de origem para burlar o direito antidumping aplicado nas importações da China desse produto.

É importante ressaltar que o impacto desta investigação vai além do produto e do produtor investigado, gerando um efeito maior do que o indeferimento das licenças de importação, ao sinalizar controle investigativo sobre as operações, o que acaba por coibir a prática de falsa declaração de origem.

Fonte.: MDIC

Admin
Admin

Mensagens : 882
Data de inscrição : 28/01/2008

https://cursosnainternet.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos