Notícias, Informações e Artigos sobre Comércio Exterior e Segurança da Informação
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum da OMC: Brasil vai discutir inserção internacional do setor de serviços na Suíça

Ir para baixo

Fórum da OMC: Brasil vai discutir inserção internacional do setor de serviços na Suíça Empty Fórum da OMC: Brasil vai discutir inserção internacional do setor de serviços na Suíça

Mensagem  Admin Seg Set 23, 2019 2:44 pm

A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia (Secex/ME) está finalizando os preparativos para a realização de um painel no Public Forum 2019 da Organização Mundial do Comércio (OMC), no mês de outubro, em Genebra, na Suíça. O painel “Vencendo no mundo digital: como as startups estão mudando o cenário dos serviços na América Latina” vai apresentar e discutir as soluções inovadoras que essas empresas estão criando, no setor de serviços, para resolver os principais problemas de desenvolvimento enfrentados por suas economias domésticas.

“Nossa proposta é discutir a relevância do setor de serviços para as economias latino-americanas, os desafios enfrentados pelas empresas do setor para alcançarem o mercado externo e como a política comercial pode ajudar empresas a colher os benefícios da integração de mercado”, explica o secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Lucas Ferraz, que será moderador do painel de especialistas promovido pela Secex.

Ele cita, como exemplo, a atividade das fintechs, que estão fornecendo serviços novos e tradicionais para grupos que antes tinham pouco acesso a serviços financeiros, e das agritechs, que oferecem alternativas aos métodos tradicionais de cultivo, aumentando a produtividade e a lucratividade nas indústrias agrícolas.

No entanto, apesar de reconhecidas como histórias de sucesso nacional, há um desafio real para que essas empresas atinjam o mercado externo e aumentem de escala. Diante disso, a Secex vai discutir na OMC o crescimento das startups em países da América Latina e o papel do comércio internacional, das políticas domésticas e comerciais, para garantir que elas atinjam escala regional ou global.

Painelistas

O painel da Secex está previsto para o próximo dia 9 de outubro, às 14h45 (horário local). Já confirmaram participação a diretora-gerente da Endeavor Brasil, Camilla Junqueira, reconhecida pela Forbes como uma das mulheres mais poderosas do Brasil; o chefe de Políticas Públicas no Nubank, Bruno Magrani, que passou pelo Facebook Brasil e atuou como consultor da Mozilla Corp. na América Latina; e o diretor-executivo da Associação Latino-Americana da Internet (Alai), Gonzalo Navarro, ex-chefe de gabinete do Instituto Nacional de Propriedade Industrial do Chile.

Além dos representantes dos setores privados nacional e latino-americano, o painel da Secex contará com a presença do analista de política comercial da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Janos Ferencz, responsável pelo Índice de Restrição ao Comércio de Serviços Digitais e autor de vários trabalhos na área de economia digital.

Mundo em evolução

O Public Forum 2019 é o maior evento anual organizado pela OMC, atraindo em torno de 1,5 mil representantes da sociedade civil, da academia, empresas, mídia, governos, parlamentares e organizações intergovernamentais. O tema deste ano é “Fazer o comércio avançar: adaptar-se a um mundo em evolução”.

Serão 137 sessões, entre 8 e 11 de outubro, com discussões sobre o crescente papel dos serviços no comércio, as aspirações dos jovens para o sistema de comércio do futuro e as mudanças necessárias para que a OMC possa enfrentar os desafios do futuro.

“O fórum é uma oportunidade para que os participantes discutam temas relacionados ao comércio internacional e formas de melhorar o sistema multilateral de comércio”, comenta o secretário Lucas Ferraz. Ele também participará, como palestrante, de um painel organizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), no dia 10 de outubro, às 10h15.

As inscrições para o Public Forum 2019 são gratuitas e terminam nesta segunda-feira (16/9) pelo endereço eletrônico da OMC.

(*) Com informações da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia/Comex do Brasil
Notícia transmitida no dia 16/09/2019

Consultoria e cursos de comércio exterior
GS Educacional
Tel. 31 3225.9504
Whatsapp. 31 9 8411.8218

Admin
Admin

Mensagens : 882
Data de inscrição : 28/01/2008

https://cursosnainternet.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos